Notícias/Informes


Informes do Grupo

  • >> INFORMES ANTERIORES: CONFIRA O HISTÓRICO ABAIXO
  • Prorrogado o prazo para a submissão de trabalhos para o 3º ENINTAU O prazo para a submissão de trabalhos a serem apresentados durante a realização do 3º ENINTAU (Encontro Internacional de Ambiente Urbano) foi prorrogado para o dia 30/06/2016.Confira ...
    Postado em 27 de jun de 2016 16:02 por GP Meio Ambiente Urbano
  • 4º ENINTAU É com entusiasmo que anunciamos a temática escolhida para o 4º ENINTAU (Encontro Internacional de Ambiente Urbano): CIDADES INTELIGENTES E HUMANAS O evento, que ocorrerá em agosto do ano presente ...
    Postado em 22 de mai de 2018 11:41 por GP Meio Ambiente Urbano
Exibindo postagens 1 - 2 de 10. Exibir mais »


Notícias sobre Meio Ambiente Urbano

Prorrogado o prazo para a submissão de trabalhos para o 3º ENINTAU

postado em 27 de jun de 2016 15:50 por GP Meio Ambiente Urbano   [ 27 de jun de 2016 16:02 atualizado‎(s)‎ ]

O prazo para a submissão de trabalhos a serem apresentados durante a realização do 3º ENINTAU (Encontro Internacional de Ambiente Urbano) foi prorrogado para o dia 30/06/2016.

Confira no blog do evento: www.enintau.blogspot.com.br



4º ENINTAU

postado em 18 de abr de 2016 01:24 por GP Meio Ambiente Urbano   [ 22 de mai de 2018 11:41 atualizado‎(s)‎ ]


É com entusiasmo que anunciamos a temática escolhida para o 4º ENINTAU (Encontro Internacional de Ambiente Urbano): CIDADES INTELIGENTES E HUMANAS

O evento, que ocorrerá em agosto do ano presente, abordará a questão das "smart cities", que já tem sido objeto de inúmeros debates em âmbito internacional, tanto acadêmico quanto governamental. A proposta da presente ediçã é identificar e discutir as principais soluções encontradas em âmbito regional, nacional e global para a criação de Cidades Inteligentes e Humanas, estimulando debate interdisciplinar (transdisciplinar ou multidisciplinar) acerca do tema proposto e buscando novos meios de se projetar o desenvolvimento dos centros urbanos de modo que se tornem autossuficientes, proativos no suprimento de suas necessidades, inteligentes no emprego de novas tecnologias e eficientes na ocupação do solo e da infraestrutura urbana sem desprezar a razão de existência da cidade: as pessoas que lá habitam.

Para isso, o GPMAU, liderado pela Professora Daniela Libório, pretende seguir o perfil dos encontros anteriores (1º, 2º e 3º ENINTAU), procurando estabelecer diálogo com profissionais e estudantes de diferentes áreas, como Direito, Urbanismo, Economia, Engenharia, Sociologia e outras, tendo sempre como objetivo a contribuição plural nas diversas mesas propostas, para o amadurecimento e avanço dessa relevante temática, abordada ainda de forma incipiente no Brasil.

Em breve, traremos maiores novidades e detalhes sobre o Encontro!

Para saber mais sobre as edições anteriores do ENINTAU acesse: enintau.blogspot.com.br

2º ENINTAU é destaque

postado em 3 de ago de 2014 07:27 por Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano   [ 5 de ago de 2014 15:49 atualizado‎(s)‎ ]

O 2º ENINTAU ainda não aconteceu, mas já deixa um legado, que é o estabelecimento definitivo do Encontro Internacional de Ambiente Urbano na agenda urbano-ambiental de eventos acadêmicos-científicos do país.

Veja sites que já destacam o 2º Encontro:


















                           (O ENINTAU se firma como evento bienal)

Relatório de Desenvolvimento Humano

postado em 3 de ago de 2014 07:20 por Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano

O mais recente Relatório de Desenvolvimento Humano, divulgado mundialmente no dia 24 de Julho deste ano, traz a Resiliência e o combate às vulnerabilidades nas cidades como pontos centrais para a qualidade de vida humana.

Confira o texto integral (em inglês) AQUI.

2º ENINTAU - Informativo

postado em 21 de jul de 2014 20:47 por Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano

Divulgado o folder eletrônico (informativo digital) com informações sobre o 2º ENINTAU - Encontro Internacional de Meio Ambiente Urbano.


(OU FAÇA O DOWNLOAD DO ANEXO ABAIXO)

Mais informações sobre o evento em www.enintau.blogspot.com.br

2º ENINTAU - Submissão de trabalhos - NOVIDADES

postado em 15 de jul de 2014 17:32 por Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano   [ 15 de jul de 2014 17:33 atualizado‎(s)‎ ]

O prazo para a submissão de trabalhos a serem apresentados durante o 2º ENINTAU - Encontro Internacional de Meio Ambiente Urbano foi prorrogado para o dia 20/07/2014.

Além disso, em razão de parceria com a Editora Fórum, os trabalhos selecionados e apresentados durante o evento poderão ser publicados nas revistas "Fórum de Direito Urbano e Ambiental" e "Revista Brasileira de Direito Municipal".

Mais informações acesse o blog do evento: www.enintau.blogspot.com.br.


2º ENINTAU - Submissão de trabalhos - pôsteres

postado em 16 de jun de 2014 08:45 por Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano

Está aberto o prazo para a submissão de trabalhos, a serem apresentados na modalidade de pôsteres, durante a realização do 2º ENINTAU - Encontro Internacional de Ambiente Urbano - Cidades Resilientes. O prazo se encerra no dia 15/07/14. Confira o edital abaixo.

2º ENINTAU

postado em 13 de mar de 2014 18:57 por GP Meio Ambiente Urbano   [ 16 de jun de 2014 12:29 atualizado‎(s)‎ ]

A questão da Resiliência Urbana está cada vez mais em relevo no mundo contemporâneo, que, infelizmente, ainda é palco de graves questões humanitárias ou grandes desastres, muitos desses em áreas urbanas. E a importância do assunto é proporcionalmente acompanhada por sua complexidade, impondo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, pela atenção que exige a temas diversos, como gestão hídrica, mudanças climáticas, planejamento urbano, assentamento em áreas de risco, realização de grandes eventos, hábitos de adaptação comunitários, dentre muitos outros.

Nesse sentido, a Resiliência já se adianta como o escopo central da realização do II ENINTAU (Encontro Internacional de Meio Ambiente Urbano), que repetirá a bem-sucedida abordagem multidisciplinar nos debates, sempre tendo por tema de fundo o Meio Ambiente Urbano. O Encontro está previsto para o segundo semestre deste ano.

EM BREVE, MAIS INFORMAÇÕES!


Informe de boas-vindas

postado em 13 de mar de 2014 18:55 por GP Meio Ambiente Urbano   [ 15 de mar de 2014 10:51 atualizado‎(s)‎ ]

Bem-vindos ao novo site do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano. Esperamos utilizar este espaço para divulgar as atividades de nosso Grupo, estabelecer primeiros contatos com outros pesquisadores, e mesmo como canal para eventuais debates.

Nossa plataforma não se pretende complexa e ainda está em seu formato incipiente, mas já aguardamos suas sugestões, críticas e comentários, pelos quais previamente agradecemos.

Nossos melhores cumprimentos!


1-10 of 10